Actian PSQL v11 – Novidades

Actian PSQL v11 – Novidades

O Pervasive PSQL v11 foi lançado originalmente em 22 de setembro de 2010 e foi atualizado com três Service Packs separados. Em 2013, a Pervasive Software foi comprada pela empresa Actian Corporation e mudou de nome, do Pervasive PSQL v11 passou a ser conhecido por Actian PSQL v11. O Pervasive PSQL v10 e o PSQL v11 estão disponíveis tanto para Windows assim como Linux em ambas plataformas: 32 bits e 64 bits . No entanto, PSQL v11 oferece alguns novos recursos MUITO úteis que não são encontrados na versão Pervasive PSQL v10 ou versões anteriores, entre eles:

  • Novos Sistemas operacionais: O lançamento do SP3 foi certificado pela Microsoft para o Windows Server 2012. Além disso, ele foi testado e o mesmo é suportado pela Actian no Windows 8 – embora não no Windows RT , usado pela “surface” tablet da Microsoft.
  • Suporte Multi-Core: Melhor multi-threading, permite uma resposta muito mais rápida em equipamentos multi-core com um grande número de usuários, mesmo que estes utilizem simultaneamente o banco de dados. Este é um enorme ganho para os servidores!
  • Suporte completo 64-bit: O PSQL v10 64 bits engine tinha apenas 64 bits Btrieve engine (MKDE), esta nova versão traz agora o SQL engine para o mundo x64, novamente permitindo melhorias substanciais na alocação de recursos de memória e desempenho. Não há mais limite 2GB de espaço de memória!
  • Suporte IPv6: Atualmentemuitas organizações estão avaliando uma mudança para o IPv6 , o motor de banco de dados PSQLv11 já está pronto para apoiá-lo nesta mudança!
  • Developer-Level Updates: Os desenvolvedores de software podem agora alavancar o ADO.NET Provider Support para .NET Entity Framework e PDAC para RAD Studio 2010, Delphi RAD Studio XE2 , e XE3 (32 bits apenas) ambientes. Há também uma nova ADO.NET Data Provider v4 ( v3.2 se encontra em desuso).
  • Novas Soluções de Segurança: Versões atualizadas do Backup AgentAuditMaster e DataExchange estão disponíveis para PSQL v11 , incluindo uma versão do DX 64-bit !
  • Certificação Windows 2008 R2: Este lançamento será certificado pela Microsoft para o Windows 2008 R2.
  • Monitoramento dos contadores de desempenho: Novos contadores de desempenho estão integrados no ambiente Windows para fornecer mais informações sobre o estado de execução do engine, incluindo: cache acessos, latência, contagens de operação, e outros dados importantes que atualmente não são fornecidos pelo monitoramento.
  • Novas características do SQL: Novas tabelas virtuais fornecem acesso ao catálogo do sistema (dicionário) do SELECT statements. Isto funciona como um PLUS aos procedimentos armazenados do sistema. Consultas SQL agora podem incluir ORDER BY em um subquery – muito útil para encontrar uma TOP entry em uma subquery! A instrução CREATE INDEX também foi expandida para criar números index específicos, que podem ser úteis na correção de problemas DDF.
  • Licença e Melhorias no Registro (Logging): Além de notificações dos problemas críticos, um novo período de utilização será implementado para quando as licenças se encontrarem desativadas. Questões importantes de registro também serão registradas no log de aplicativos do sistema operacional. Obtenha mais informações sobre essas alterações – clique aqui.
  • Soluções de Backup: Tanto o Backup Agent assim como VSS Writer estão agora incluídos sem nenhum custo adicional com o Server Engine. Se o seu software de Backup utiliza Volume Shadow Copy Services (VSS) , então o VSS writer vai funcionar automaticamente. Caso contrário, você pode instalar o Backup Agent e usar essa solução em seu lugar. Se você estiver executando o Workgroup Engine, o Backup Agent mesmo assim estará disponível por um custo adicional.
  • Mudanças no Licenciamento: As licenças do SP2 estão agora independentes de plataformas sejam elas 32 bits ou 64 bits (plataform-agnostic). Isso significa que você pode instalar o 32 bits ou 64 bits com a MESMA licença. Você também pode mudar de Windows para Linux. (Os usuários com uma chave de licença mais velha específica para uma determinada plataforma podem trocá-la por uma nova chave, basta contatar a Actian).
  • Ferramentas Atualizadas: O utilitário Monitor foi atualizado para mostrar sessão e métricas de dados em uso (data-in-use metrics), o que é útil se você está considerando uma mudança para Actian PSQL Vx. Um novo monitor também está disponível dentro do PCC, oferecendo também algum espaço para expansão. O Query Plan Viewer também foi melhorado e aprimorado em diversas áreas, tornando-se assim mais fácil sua utilização e o entendimento desta ferramenta.
  • Alterações de Licenciamento: As licenças do SP3 terão a possibilidade de 30 reativações (iniciando com 10). Melhor ainda, licenças que estão no estado “Failed Validation” podem ser diretamente corrigidas pelo usuário final, sem a intervenção da Actian! Isso pode ser feito 5 vezes.

Compartilhe Este Post